Eu percebi umas coisas nesses dias, as pessoas não sabem ser felizes, uma coisa aparentemente tão simples, mostra-se extremamente difícil para a grande maioria das pessoas, algo tão verdadeiro que vemos o todo o tempo pessoas incomodadas porque fulano está rindo demais ou porque sicrano está dançando ao excesso. A felicidade é algo que causa mais inveja que a riqueza, as pessoas se consomem inventando desculpas como "ela é louca, ele é inconsequente, eles vivem num mundo irreal" quando a resposta real é "eles são tão felizes e EU NÃO", transformando-se assim nos famosos “mal-amados”.

Ser feliz é algo muito difícil, principalmente porque exterioramos muito a felicidade, colocando a como prêmio/troféu que deveria ser dado após ter conquistado certo objetivo, pensamos que "serei feliz quando comprar um carro, ou quando arrumar um emprego, ou ainda quando tal pessoa casar comigo", o que acaba sendo uma aposta de altíssimo risco já que tal objetivo pode OU NÃO acontecer, deixando o indivíduo em um eterno ostracismo, num limbo em que a tristeza, a melancolia, a revolta e a inveja os dominam e corroem cada dia mais podendo levar até a uma depressão.

Porém os objetivos podem ser alcançados desaguando assim em dois caminhos: No primeiro, a pessoa alcança o objetivo e fica tão feliz, radiante e satisfeita com o resultado encontrado, entretanto estes são pouquíssimos, o mais comum é a segunda opção. Após chegar "lá" o indivíduo ver que o objeto de desejo não era tão bom quanto ele pensava e por isso acaba frustrando-se e retornando ao ciclo de infelicidade que não tem a menor expectativa de romper-se.

A felicidade é algo bem simples, mora nas pequenas coisas e o principal, em sua grande maioria, é DE GRAÇA. A felicidade mora dentro de cada um, não devemos esperar que "algo ou alguém" complete o vazio que há dentro de todos nós. No inicio pode até enganar, entretanto com o tempo as nossas frustrações geradas pela expectativa em cima dos nossos desejos acabam aumentando ainda mais a cratera nos engolindo novamente na profunda tristeza.

Também não devemos esperar que a felicidade seja um prêmio a ser conquistado, ela não está no final da estrada e sim NAS TÊNUIES CURVAS AO LONGO DO CAMINHO. Todos os dias há milhões de motivos em nossas vidas para nos deixar felizes, todavia estamos tão acostumados a uma situação depressiva que sempre colocamos empecilhos e dificuldades para acabar, numa situação bastante anômala e controversa, NÃO SENDO FELIZES.

Ser feliz no final depende muito mais de cada um do que se imagina. Só não digo que é bem fácil, pois se fosse uma grande moleza, com certeza não estaria escrevendo este texto.

Ciro Rafael, 03 de agosto de 2009.