A modernidade é algo impressionante, hoje em dia temos ao alcance de nossas mãos todo e qualquer tipo de aparato tecnológico com o mais puro intuito de deixar a vida humana o mais fácil possível, temos computadores do tamanho de celulares, celulares que possui todos os tipos de funções inimagináveis, inclusive a de fazer e receber ligações. E a internet com uma lan house a cada esquina, o mundo inteiro está bem ao toque de um simples botão. É a maravilha da inclusão digital.

O mais estranho que numa era em que existem tantos Orkuts, MSNs, Facebooks, Twitters e tantas outras ferramentas da internet que prometem conectar todo mundo, há tantas pessoas reclamando de solidão. Quando falo de tantas pessoas estou me incluindo também, afinal de contas eu já dediquei inúmeros poemas e posts somente para tratar sobre este assunto, assim como escuto inúmeros relatos de pessoas sentindo a falta daquela escova de dente ao lado da sua ou daquele espaço ao lado da cama.

Os seres humanos são seres sociáveis por natureza, nasceram para viver em bando, justamente por esta razão é que sempre estamos querendo nos misturar, e isto desde bem pequenos, no início queremos encontrar uma turma, um grupo que nos aceite e posteriormente uma pessoa para poder amar. Estamos o tempo todo querendo ter alguém para compartilhar os bons e maus momentos, e a ausência deste alguém é como faltar um buraco no meio do peito, lembro-me que quando passei em uma entrevista de emprego eu corri para o celular para contar para alguém a boa noticia, mas infelizmente eu não tinha ninguém, assim como uma amiga minha caiu numa esteira na academia vindo a causar algumas queimaduras, o ferimento em si doeu, mas o que a deu vontade de chorar de verdade foi o fato de não ter ninguém para cuidar dela. Indagando-a sobre este fato e sobre o seu ex, ela me respondeu : - “Eu não sinto falta do meu ex, mas sinto falta de estar com alguém”. Como assim FALTA DE ESTAR COM ALGUÉM?

Sentir falta de alguém” é muito diferente de “Sentir falta de estar com alguém”, na primeira sentença é algo específico, você quer mesmo estar com aquela pessoa, na segunda você só quer está com alguém, servindo qualquer um, qualquer porcaria somente para você não estar sozinho. Aí deparamo-nos com uma questão, Será que vale a pena estar com alguém que não amamos para não ficarmos sozinhos? A resposta é não, não adianta, só gera frustração de ambas as partes e no final pode acabar numa situação de muita dor, o mais certo seria a pessoa ficar só e aprender que ficar um pouco consigo mesmo não é nenhuma punição, pois só tem medo de ficar só aquele que não se conhece bem o bastante e acaba procurando nos outros aquilo que deveria procurar dentro de si mesmo, se for para escolher por alguém escolha por você.

Todavia, deve-se ter muita prudência e maturidade para ficar sozinho, pois como já disseram antes de mim, a solidão também é um vício. Ficar sozinho não é algo fácil, porém o individuo pode acabar se acostumando com este fato, eu, por exemplo, sou um deste. Em post anterior eu falei do meu grande medo de terminar meus dias sozinho, mas agora tal fato não me parece assustador assim, pois me acostumo fácil a solidão, a tratá-la como uma companheira, tanto que se fosse rico teria um grande risco de agir como Howard Hughes, me isolando completamente e agindo como um louco usando caixas de lenço de papel como sapatos. Entretanto há aqueles que optam pela solidão porque tem medo se serem machucado por outra pessoa, sendo sempre os eternos solteiros, pulando de uma cama para outra, evitando a qualquer custo se comprometer, pois ficar sozinho acaba lhe gerando uma falsa segurança de que a situação está sobre total controle e nada e nem ninguém no mundo pode afetá-los, deixando assim de viver, de sentir o verdadeiro amor, sendo para sempre uns grandes covardes que preferem a uma situação fácil e segura do que realmente se arriscar.

No final das contas a vida é mesmo um jogo, que se deve ter um alto grau de maturidade e até mesmo evolução espiritual para poder jogar conforme as regras e vencer ou perder este jogo depende muito mais do seu ponto de vista do que da própria realidade dos fatos. Nos tempos das transas de uma noite só e da banalização do amor, não é estranho que cada vez mais pessoas reclamem da falta de ter alguém ao seu lado, porém, até mesmo como uma forma de valorização pessoal, devemos sempre garimpar o máximo possível para poder escolher a pessoa que é o melhor para cada um e principalmente, que nos ame e nós os amemos igualmente, pois a máxima ainda é verdadeira “Antes só que mal acompanhado”, melhor dizendo “Antes só do que está com alguém que não amamos”.