Por que diabos eu não sei manter a p***a da minha boca fechada? Eu tenho um enorme, gigantesco para falar a verdade, mal de me intrometer onde não sou chamado. Se alguém quer a sua ajuda o que esta pessoa iria fazer? Pedir a sua ajuda, é claro. Mas se esta pessoa não pedi a sua ajuda é porque ela não precisa ou simplesmente não dá a mínima para a sua mão-amiga.

Agora se a pessoa não pedi a sua ajuda e ainda assim você dá os seus pitacos, você acabará sendo um inconveniente e fazendo o maior papel de otário. Pode-se levantar até a bandeira da "boa intenção", mas como diz o ditado popular: De boas intenções o inferno tá cheio.

Eu tenho esse terrível mal, eu falo pelos cotovelos, não tenho o bom censo de saber quando é a hora certa de falar e a hora de se calar. Sem falar que eu tenho uma necessidade quase mortal de auto afirmação, onde eu tenho que mostrar para as pessoas que eu sou o inteligente, que tenho todas as respostas. Juntando as duas, nasce um pseudo-psicanalista que como um esgoto, quando abre a boca só saem porcarias que ninguém está interessado em dar atenção. Deve ser genético, já que minha mãe é justamente deste modo, ela também achando que está ajudando acaba se metendo nas vidas das pessoas e atrapalhando bem mais.

Tá certo que as pessoas devem ser prestativas, que ajudar o próximo deve ser uma prática constantes em nossas vidas, como diz o lema samurai: "Aquele que não vive para servir não serve para viver". Só que a ajuda deve ser necessária, a pessoa necessitada deve requerer a prestação. Não adianta forçar nada, se a pessoa não quer ser ajudada você apenas atrapalhará, ou pior, como disse ali em cima, acabará fazendo papel de bobo.

Mais uma vez deveria ter escutado mais a sabedoria popular: "Língua falou, o c* pagou". O pior é o dia seguinte, quando você cai na real e percebe a grande besteira que fez. A vergonha te toma de uma forma que você tem vontade de pegar o primeiro saco ao alcance das mãos e custurar na cara, se trancar no quarto e rezar para nunca mais na sua vida ver aquela pessoa novamente (ou em termos modernos, que ela o tenha bloqueado do MSN) para lhe poupar do constragimento.

Não tenho coragem de me desculpar pessoalmente e para falar a verdade eu realmente espero que ela tenha me bloqueado do MSN, mas se um dias as pessoas que fiz isso lerem este pequeno texto eu lhes deixos minhas singelas palavras: - "Me perdoem, de todo meu coração, me desculpem. Sou um garoto imaturo, não evoluí o bastante para saber quando calar, por favor me desculpem".

Eu gosto de ajudar as pessoas, como eu já disse antes, para mim esta é a verdadeira forma de demonstrar o seu afeto pelas pessoas. Só que tudo na vida tem o seu momento, seu lugar e a sua forma, só não tenho o discernimento para identificá-los. Infelizmente não foi a primeira vez que tal situação aconteceu em minha vida (só com esta pessoa foram duas em menos de uma quinzena) e tenho certeza que não será a última, já que parece que estagnei no tempo e como Peter Pan, deixei de crescer. Contudo, todo processo de melhoria começa com a identificação do erro, espero que finalmente eu tenha começado a dar o primeiro passo, mas no fundo eu temo que não.

Você pode mudar suas roupas, seu cabelo, o modo de comer e andar, entretanto jamais mudará o seu verdadeiro ser, este te acompanhará até o seu último dia.