"Tudo que um homem precisa saber na vida está no O Poderoso Chefão", tão sábias palavras foram proferidas por Michael Kyel (Damon Wayans) de "Eu, a patroa e as crianças" no episódio em que ele ira conhecer o Tony, namorado de sua filha Claire. Assim como no filme "Mensagem para você" Joe Fox (Tom Hanks) incentiva Kathleen Kelly (Meg Ryan) a lutar por sua livraria com a frase "São só negócios, nada pessoal", dizendo que esta frase foi retirada do O Poderoso Chefão, ela então indaga: -"O que é que vocês homens tanto tem com O Poderoso Chefão?".

Eu era mais jovem, deveria ter mais ou menos uns 19 anos quando presenciei estes fatos, não sei ao certo, o certo mesmo que minha curiosidade cresceu de forma sobre este filme, soube que ele é considerado o melhor filme de todos os tempos e sua continuação foi a primeira a receber o Oscar de Melhor Filme. Quanto mais eu conhecia a respeito do filme maior era a minha vontade de assistí-lo.

Quando foi a mais ou menos uns 02 anos, enquanto procurava algum filme bom para assistir na TV, passei pelo TeleCine Cult estava lá, ele, Don Vito Corleone e toda sua familia, lembro-me que não peguei o filme desde o início, mas desde o ponto que começei a ver até o final foram suficientes para dispertar em mim uma verdadeira devoção, e a continuação "O Poderoso Chefão, Parte II" que passou logo em seguida foi o bastante para me convencer que estes realmente era os maiores filmes já filmados.

Naquele momento decidi que iria comprar a Box do filme, só que quando ainda sofria de uma avareza crônica e achei o valor de R$ 129,00 muito alto para ter os três filmes mais um belíssimo kit de poker (que vergonha, me sinto um idiota por causa disso).

O tempo passa, as coisas mudam e graças a Deus eu também, quando a pouco mais de um mês, enquanto dirigia sem rumo pela ilha, do nada tive uma epifania, em meu interior veio subindo uma avalanche que arrastando tudo que encontrou pela frente até que chegou na boca explodindo em uma simples frase: -"Eu vou comprar O Poderoso Chefão". Rodei pela ilha inteira, até que encontrei uma Box, não tão luxuosa como a outra (infelizmente), mas pelo menos com os três filmes da série.

Assisti as três e tenho que concordar com o Michael Kyle, as respostas de tudo na vida está no O Poderoso Chefão, e respondo para a Kathleen Kelly que é justamente por causa disso que nós homens amamos este filme. Tudo mesmo está nestes filmes, a sabedoria que eles carregam são as bases para a transformação de todo menino em homem. Nada no mundo substitui o prazer de assistir aos filmes (admito que a Parte III é bem ruinzinha), porém mesmo assim tentarei listar e dar minhas próprias interpretações das maiores lições que estes filmes possam passar:

Sempre aja como homem.

Existem dois tipos de postura que um indivíduo pode tomar: Se fazer de coitadinho reclamando da vida ou arregaçar as mangas e enfrentar o mundo. Nunca devemos ficar chorando, a atitude de enfrentar tudo e todos é a grande diferença entre os vencedores e perdedores. Nunca devemos ficar acostumados aos padrões impostos, sempre devemos buscar por todos nossos objetivos, enfrentado todos aqueles que tentar nos impedir e principalmente nunca esperar que façam por você. Um homem de verdade possui a coragem de sempre correr atrás do que ele quer, nunca espera nada de ninguém.

Um homem que não se dedica a sua família nunca será um homem de verdade.

Este é o requisito que de inicialmente não se encaixa comigo, vez que nunca fui um homem muito família, não gosto de passar uns tempos com meus parentes e não possuo a menor consideração por meus parentes por parte de pai. Entretanto eu nunca os considerei "minha família", a minha família para mim é bastante pequena: Minha mãe, minha irmã e as pessoas que amo.

Minha dedicação para com as pessoas que amo é completa, chegando ao próprio sacrifício, eu só conheço uma forma de demonstrar meu amor e é assim, eu apanho para que as pessoas que amam não precisem apanhar, eu choro para que as pessoas que amo não precisem chorar, eu sangro para que as pessoas que amo não precisem sangrar e eu morro para que as pessoas que amo não precisem morrer. Eu posso, eu aguento, o que eu não aguento é ver quem amo sofrer. Eu já fiz isso e pra ser sincero eu faço isso todos os dias, e de novo, e de novo...

Nunca deixe as pessoas saberem o que está você pensando.

A maior arma de um homem é o conhecimento e quanto mais poderoso, mais conhecimento o homem possui, mais fácil ele consegui seus objetivos, mais fácil ele consegui sair de situações perigosas, cada vez menos as pessoas conseguem derrubá-lo. Sendo assim, quando as pessoas conseguem saber o que realmente se passa em sua cabeça, mais fácil será para domá-lo já que cada vez mais você será previsível, suas fraquezas serão cada vez mais clara, e com o tempo você será cada vez mais fraco.

Devemos ser incisivos em nossos objetivos.

Tal frase também pode ser traduzida pela máxima de Maquiavel: O fim justifica os meios. Tudo é válido para alcançar nossos objetivos, mesmo parecendo pouco ético neste afirmação, tenho que admitir que a verdade é esta, para fazer um omelete os ovos tem que ser quebrados, as vezes fazemos coisas que não nos orgulhamos, mas se for para conseguir os meus objetivos e principalmente, para o bem das pessoas que amo, eu ainda vou achar que fiz o mínimo.

Não basta conquistar a mulher, tem que conquistar a família também.

Nunca tive maiores problemas com isto, pois raramente conheço a família das mulheres que "agarro", sabem como é, não há tempo bastante para isso. Mas daquelas que tiveram o privilégio de me conhecer, todos os parentes gostaram muito de mim, somente uma sogra ou outra que não foi com minha cara. Entretanto agora eu sei que não devemos medir esforços para manter a família unida, quanto mais unida, mais protegido você está, quanto mais protegido, mais paz você possui.

A lealdade é tudo.

Devemos ser leais, seja á família, seja aos amigos, seja aos negócios, seja o que for. A palavra de um homem é o seu bem mais valioso, nada no mundo vale mais, um homem já é possuir de todo o respeito do mundo apenas por possuir essa qualidade, deste modo, a falta de lealdade deve ser punida da forma mais severa possível. Um homem que não é leal não é um homem, é um rato.

Mantenha os amigos pertos e os inimigos mais pertos ainda.

Quanto mais um homem progride, mais ele precisa de pessoa de confiaça ao seu redor, o topo é um lugar bastante solitário e bastante proprício a atrair pessoas que estão somente interessadas em se status. Por isso quanto mais pessoas que realmente lhe amam, que realmente lhe forem leais, que realmente lhe respeitam o cercarem mais fácil será de você chegar ao topo e por mais tempo você permanecerá lá.

Entrentanto aqueles que lhe querem derrubar devem ser observados com mais cautela, apartir do momento que seus "inimigos" estão perto, você consegui vigiar cada passo deles, deste modo eles nunca o pegaram de surpresa. Sem falar que no momento adequado eles podem receber aquilo que lhe são merecido, a filosofia de uma pescaria cai como uma luva em casos como este. Quando você vai pescar você não fica gritando e fazendo zuada, pois assim afugentaria o peixe, você fica quieto e dá um presente para o peixe, a isca, você espera o peixe ficar confiante e se aproximar, você deixa o peixe morder uma vez, duas e no momento certo você o fisga, o mata e o saboreia em uma bela refeição.

O ódio impedi o raciocinio.

Nunca devemos tomar nenhum tipo de decisão, muito menos agir de qualquer forma quando estamos com raiva. A raiva nos cega, deixamos de enxergar coisas que são óbvias, nos fazendo agir como tolos.

A imprudência pode ser fatal.

Tudo na vida de um homem deve ser muito bem pensado e planejado, a capacidade de pensar é que nos difere dos animais, se deixar o impulso tomar conta de nossas ações estaremos nos iqualando às demais espécies existente no planeta, e o pior as ações tomadas quando agimos por agir podem ter conseguências avasaladoras, das quais iremos nos arrepender até o último de vida.

Sempre há a hora certa de agir.

O ser humano é imperfeito, somos muito impacientes, queremos tudo no exato momento. Todavia devemos ser pacientes, tudo acontece no seu determinado momento, às vezes devemos ingulir a seco tudo que jogam em nossas caras, respirar fundo e aguardar, não estou dizendo que devemos deixar para lá, longe disso, você deve correr atrás sempre, se preparar, pois no momento certo você tem que está pronto para agir.

São somente negócios, nada pessoal.

As pessoas devem sempre fazer esta diferença, entre os negócios e lado pessoal, as mistura dos dois podem trazer consequências gravíssimas, só dá dor de cabeça e isto já senti na pele. Para os negócios deve-se arrancar fora o coração, somente a razão deve dominar este campo, no pessoal a emoção deve levar, a mistura de qualquer um no campo do outro levará ao fracasso, já que criaram a negócios que serão falhos e pouco lucrativos e ralacionamentos frios e mecânicos.

Mantenha a sua boca fechada.

A descrição é uma qualidade pouco valorizada atualmente, na maioria das vezes estamos nos gabando, seja por vaidade, seja por baixa auto-estima, seja por pura burrice. Devemos sempre manter um certo sigilo sobre tudo que temos ou fazemos, pois publicidade atrai os olhares de muitas pessoas e em sua grande maioria, eles estão de olho naquilo que possuimos, esperando somente o momento de nos tomar tudo que tanto trabalhamos para conseguir. Nesta via, seja discreto, evitará muitos problemas.

O poder cobra o seu preço.

Para conseguir algo devemos abrir mão de muitas coisas, infelizmente a vida é assim, não podemos ter tudo, quanto maior o for o que você quer maior será o sacrifício que terá que fazer. Existem encruzilhadas em nossas vidas a todo momento, neste pequenos segundo as decisões que tomamos seram responsaveis pelo que somos e por tudo que seremos, o discernimento entre o que temos e o que queremos é a principal ferramenta para decidir qual caminho seguir.

Com o poder não seria diferente, como já foi dito, o topo é um lugar bastante solitário, mesmo que você comece a estrada acompanhado, talvez você a termine sozinho o que pode ser muito paradoxial, já que você no início procurou tudo isto com o simples intuito de proteger quem você amava. Deste modo, se você busca o caminho do poder tem que está preparado para ser amado, assim como odiado, respeitado assim como temido, acompanhado ou quem sabe sozinho.

O maior trunfo desse filme é a desmitificação do bem e do mal, essa divisão só existe mesmo nos desenhos da Disney. Na verdade não existe ninguém totalmente bom, assim como não existe alguém 100% mau, até os maiores vilões da histórias tinham as pessoas que amavam. Eu particulamente nunca gostei dos mocinhos, entretanto tenho muita bondade para ser um super-vilão, deste modo me encaixo melhor na figura do Anti-héroi, que faz o que é certo, mas não se preocupa quebrar uns crãnios pelo caminho, exatamente como o Michael Corleone, o verdadeiro protagonista da trilogia.

Deste quando comprei a box venho assistindo um filme por semana, isso me exclareceu muita coisa, comecei a finalmente a descobrir o que quero fazer de minha vida, qual é o meu real caminho, só que ainda estou muito longe disto, se pudesse me identificar com um personagem sem sombra de dúvidas eu seria o Santino Corleone, preciso melhorar muito para chegar ao nível de Vito Corleone, para um dia eu poder ser o "Padrinho" Michael Corleone. A estrada está em minha frente, só falta caminhar.

P.S.: Mônica só escrevi este post por sua causa, já tinha decidido não escrever mais aqui, mas o carinho que você demonstrou quase que me obrigou a teclar novamente, obrigado.