Nesta quinta-feira eu tive uma de minhas maiores epifanias, a completa descontrução de um de meus maiores conceitos, o de que "Amor rima com dor", mas primeiramente um pouco de história, de onde teria nascido tal conceito? Bom caros leitores a resposta é somente uma, um homem, na verdade "O" homem, Jesus Cristo.

Antes de me julgarem deixo bem claro que a culpa não é do Nosso Senhor e sim atribuição decorre de sua morte, a crucificação. A morte do filho de Deus foi necessária para a salvação de toda a humanidade, onde o seu sofrimento, seu sangue foi o elixir responsável por toda remissão de nossos pecados. Tal fato foi o oriundo da máxima que o sofrimento é a maior prova de amor e submissão, vez que o filho do homem sofreu por todos nós e tal fato também foi o responsável pelo cristianismo ser a maior religião em número de fieis, já que assim a Igreja pode impor seu poder sem maiores resistências, já que não podemos confrontar ao próprio Deus.

Sinceramente eu nunca entendi a crucificação, por que o maior homem de todos os tempos teve que morrer? Como o seu sangue salvaria nossos pecados? Por que um inocente teve que sofrer para a salvação dos outros? Eu realmente não consigo entender este fato, já que se ele morrer por nós todo o mal deveria morrer quando seu sangue tocou o chão, entretanto todo o mal reina sobre a face da Terra, todos os dias os mais váriáveis tipos de atrocidades são comitidas mostrando que Jesus morreu a toa, então se todo o mal ainda existe como o sofrimento dele pode representar o amor por nós salvar? Eu sinceramente não consigo entender, sei que o sacrifício era uma prática comum nos primórdios do judaismo, mas ainda assim não consigo entender.

Sendo assim, se eu não consigo entender o sacrifício de Cristo, por que eu acharia que o sofrimento era a real prova de amor? A umas semanas atrás ocorreu um "fato", tal fato tirou-me completamente de rumo, fazendo-me sentir um turbilhão de sentimentos ruins que variavam da tristeza à raiva, da melâncolia à solidão, da ira à "perpétua vontade de meter uma bala no crânio", enfim fiquei um bagaço durante dias, semanas, ontem.

Foi quando de repente parace que fui iluminado e muitas coisas passaram por minha cabeça, coisas que jamais havia pensado, como: Por que diabos o amor só é amor de verdade se houver sofrimento? Isso é um absurdo, quando um relacionamento termina já algo bastante drástico, nunca é fácil, então o sofrimento torna-se algo desnecessário, se acabou era porque tinha que acabar teve seu tempo como tudo que vive sobre a Terra, nada é eterno, nem mesmo o homem, então porque um sentimento deveria ser?

Entretanto somos egoístas queremos que os outros se sintam tão mal quanto estamos, por isso achamos que quando as pessoas não estão é pelo fato de que nunca nos amaram, só que não é assim. Alguns ter dificuldades para superar as adversidades, outros conseguem de forma mais fácil, é a natureza de cada um. Por isso que alguns engatam novos relacionamentos assim que terminam outros, apareceu a oportunidade e resolveram agarrar, isso não quer dizer que esta pessoa não amou a outra o quanto podia quando estavam juntos e sim que a vida continua, como ela realmente deve ser, um dia é sempre diferente do outro, prender-se ao passado é somente uma forma de se martirizar.

Alguns porém, ficam revoltados tanto com Deus como com o mundo e principalmente do sua antiga paixão, praguejando, xingando, deferindo inúmeras ameaças de agressões físicas, agressões psicológicas e até mesmo de morte, e eu pegunto de adiantaria? Se você bater, trará a pessoa de volta? Se você a humilhar a fará cair em seus braços? Se você a matar poderão ser um casal novamente? A resposta para todas é não, pelo contrário somente a afastará o máximo possível, e apesar da satisfação momentânea que possa sentir, a postiore a sua dor somente aumentará já que você ainda estará sozinho no final do processo.

Outros ficam na negação dizendo ela/ele é o amor de minha vida, a pessoa que irei casar, sonho todos os dias como farei esse pedido, com nossos filhos, ele/ela é tudo para mim, sem ele/ela não conseguirei viver. Será mesmo? Se terminou é a maior prova de que realmente não era pra ser, as pessoas podem inventar inúmeras desculpas, por a culpa na mãe, no irmão, no trabalho, nos amigos, na distância, enfim no carai de asa, mas a verdade é somente uma, não queriam mais ficar juntos, pois quando duas pessoas realmente querem ficar juntas elas ficam, não importa o que venha tentar impedir, se não for assim atpe um grão de areia os separa. Isso não é mal, a vida na verdade é assim, um grande pacote de erros e acertos, você vai procurando a pessoa certa testando as erradas, até o dia que consegui dar "uma dentro".

No fim tudo resume-se apenas à aceitação, entender que foi ótimo, foi lindo, foi maravilhoso, mas acabou, isso nçao quer dizer que aquela pessoa nunca a amou e sim que amou no momento certo, e tal momento já passou, apenas aceite, fique feliz por tudo que viveram e pela outra pessoa estar feliz, sacuda a poeira, enxugue as lágrimas, respire fundo, levante a cabeça, abra um sorriso e siga em frente e mantenha sempre em sua mente que você pode novamente errar, mas sofrer é sua opção.

Amor é amor, dor é dor, um bom, outro é mau, desta maneira naruralmente antagônicos, inconfundíveis. Por isso ame sem medo, já que o amor só é de verdade se você se entregar pro inteiro, se acabar tudo bem, faz parte, quem morreu foi o amor e não você. Às vezes acho que tudo seria completamente diferente se Cristo não fosse crucificado, pegariamos mais leve com tudo, sem tanta cobrança e exigências, em vez de nós matarmos para conseguir tudo passariamos mais tempo sentado à sombra, não teriamos este vício desenfreado em se punir, sei lá, quem sabe em um mundo paralelo seja assim, só sei que Deus é amor, ele é bom, não nos quer sofrendo, então quem sou eu para contrariar?